O que é Consenso de Rede no Bitcoin?

A rede do Bitcoin evita fraudes no sistema através de recursos criptográficos e de consenso de rede.
Nesse artigo iremos falar sobre consenso de rede. Mas antes disso, lembre-se que os mineradores calculam o hash do bloco. Para esse cálculo, eles usam, dentro outros elementos, o hash do bloco anterior. Dessa forma, é criado um encadeamento de blocos. Caso alguém queira alterar uma transação de um bloco qualquer do blockchain, isso alteraria o hash daquele bloco. Consequentemente, não bateria com os hashs dos blocos subsequentes, pois como vimos, todos são calculados com base em blocos anteriores. Se você quiser ver os outros posts da série, clique aqui.
Após a criação e validação do bloco, ele é anexado ao blockchain. Existe um processo implícito para que os outros nós da rede, aceitem ou rejeitem aquele bloco anexado. Esse processo se chama consenso distribuído e ele basicamente aumenta a cadeia mais longa. Os nós honestos sinalizam que validaram aquele bloco ao estender a cadeia após ele. Caso eles rejeitem esse bloco, vão ignorá-lo e continuar a extensão da cadeia pelo bloco anterior àquele.
 Para um ataque dar certo, precisaria que os nós posteriores daquele primeiro nó malicioso também fossem infectados, a fim de tornar aquela ramificação da cadeia a mais extensa. Como a maioria dos nós não são maliciosos, a probabilidade desse ataque ter sucesso é pequena e, como vimos anteriormente, o nó malicioso precisa ignorar o bloco anterior com a primeira transação para inserir a tentativa de gasto duplo. Resumindo: É extremamente difícil fazer com que um ataque como esse tenha sucesso.
Portanto,  a proteção contra transações invalidas é criptográfica e reforçada por consenso.
Logo, o ataque não dará certo porque a maioria dos nós são honestos vão tratar aquela transação como inválida. Já a proteção contra gasto duplo é basicamente por consenso, pois é este que determina em qual ramificação daquela cadeira será dada continuidade. Além do mais, como vimos em outro post é necessário um poder computacional tão elevado para propor um bloco, que é inviável para um nó malicioso tentar propor um bloco.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *